sábado, 17 de janeiro de 2015

Spaghetti com lula, sem l maiúsculo




Foi difícil engolir o resultado das eleições para presidente, e no dia do 2o turno,  nada me tirava da cabeça que era lula que queria comer. A primeira dúvida era se lula se cozinha muito ou se cozinha pouco, como camarão. Confesso que participei de um pequeno workshop com o Olivier Anquier (depois conto mais detalhes noutro post) onde fizemos um arroz com frutos do mar, mas não me lembrava se precisava cozinhar muito ou pouco os anéis de lula. Me lembro que o polvo (não o povo) deve-se cozinhar muito. Enfim...

Encontrei uma receita no site Tudo Gostoso, que recomendava deixar a lula de molho no leite. Pois bem, resolvi arriscar. Então, segue a receita.

(serve 4 porções)

Ingredientes

- 500g de lula em anéis descongeladas
- 350g de spaghetti
- leite
- 1 cebola picada em cubinhos
- 4 dentes de alho amassados
- 1/2 lata de tomate pelati
- alho-poró desidratado
- pimenta do reino moída na hora
- sal marinho
- 4 col. azeite

Modo de preparo

- Comecei deixando a lula de molho no leite (quantidade suficiente para cobrir) por 40 minutos. Enquanto estava de molho, preparei a cebola, o alho e a entradinha da noite.

- Marido, depois de abrir e servir o vinho (que não consta da receita :)), colocou spaghetti para cozinhar pelo tempo indicado na embalagem. O segredo para não grudar é colocar 1 litro d'água para cada 100g de massa.

- Quando estava praticamente pronto, joguei azeite na frigideira, refoguei a lula e joguei a cebola. 

- Antes da cebola ficar totalmente transparente, acrescentei o alho amassado e antes do alho queimar, acrescentei o tomate. 

- Depois que ferveu um pouquinho, acrescentei o spaghetti e finalizei com alho-poró, pimenta do reino e sal marinho.

O acompanhamento foi um vinho tinto, apesar de estar bem fã dos brancos ultimamente e de lula até pedir um. O marido gosta mesmo é do tinto e lula nenhuma estava merecendo muita dedicação mesmo... :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário