segunda-feira, 27 de abril de 2015

Pizza funcional

Esta receita é daquelas que me deixam com a consciência um pouquinho mais leve. Ela tem farinhas especiais, não tem glúten, nem lactose. É incrível a sensação de saciedade que fica. 

O sabor é mais que aprovado aqui em casa. A escola pediu para o Cauê levar uma receita da família para a escola e ele escolheu esta pizza. Fiquei muito feliz! :) Tão feliz que resolvi postar a danada.

A receita foi postada pela blogueira Paula Martins no Insta Viver Sem Trigo. Fiz curso desta fofa aqui em Brasília (e da fofa nandap_carneiro) e virei fã.

Vamos lá!



Pré-fermentação

100g de água morna (tolerável ao toque)
5g de fermento biológico seco
1 colher chá de açúcar demerara

Dissolva o fermento e o demerara na água, deixe descansar até formar uma espuma, aproximadamente 10 min. Reserve.

Massa

2 ovos
30g de azeite
80g de batata doce cozida amassada
230g de farinha de arroz
170g de polvilho doce
15g de farinha de linhaça dourada
1 colher chá de sal

Misture os ingredientes secos. Bata ligeiramente os ovos, o azeite, e a batata. Adicione a espuma do fermento e incorpore ligeiramente. Aos poucos, vá adicionando as farinhas, incorporando com um garfo. Quando não der mais, coloque a mão na massa. Sove até a massa desgrudar totalmente das mãos. Não precisa deixar descansar. Abra sobre papel filme para facilitar colocar na assadeira. Faça furos na massa e leve para pré-assar já com um molho de tomate. Pré-asse por 20 min a 180 graus. Recheie e asse por mais 15 min. Rende duas pizzas de 30cm. Eu já congelei depois de pré-assar e ficou ótimo.

Os recheios preferidos aqui são portuguesa e calabresa (sadia defumada). Mas a imaginação é sua!



Nenhum comentário:

Postar um comentário