domingo, 19 de abril de 2015

Carbonara integral



Hoje decidi fazer uma massa pra agradar a família. Perguntei pro meu Edu qual molho queria, resposta veio rápida: carbonara. Já adianto que não gosto da versão muito molhada. Por isso, me inspirei na Rita Lobo, mas adaptei ao meu gosto.

Não sou e nem serei blogueira fit, não mesmo, mas adoro segui-las no Insta. Aprendo um monte e, à medida que diminui a ignorância, aumenta a culpa de comer certas coisas. Não a ponto de exclui-las da minha alimentação, mas o suficiente para tentar  fazer escolhas mais saudáveis. Por exemplo, farinha branca está cada dia mais rara por aqui. Me dá uma certa agonia cozinhar com ela. Por isso, a massa escolhida foi um espaguete integral.

Nesta categoria de ingredientes que dão agonia, entra o bacon também. Me dói o coração,  inclusive literalmente. Mas comprei um mais afrescalhado que tem pouquíssima gordura. Tive até que acrescentar um pouco de óleo para conseguir refogar a cebola na frigideira que fritei o bacon.

Bom, mas vamos parar o blá-blá-blá.


Ingredientes

400 g de espaguete integral
350 g de bacon Bonasa gourmet em cubinhos
6 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
2 colheres (chá) de pimenta vermelha seca
1 creme de leite fresco
4 ovos
100 g de queijo parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto



Preparo

1. Numa panela grande, coloque 4 litros de água e 1 colher (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem.
2. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Numa frigideira grande, leve os cubos de bacon ao fogo médio para dourar, mexendo sempre (cuidado para não queimá-los). Quando eles estiverem crocantes, acrescente a cebola, o alho e a pimenta vermelha e refogue, sem parar de mexer. Desligue o fogo e reserve.
3. Numa tijela, junte o creme de leite fresco, os ovos, o queijo parmesão, sal e pimenta-do-reino e bata com um garfo para misturar
4. Quando o macarrão estiver pronto, vire a mistura do creme de leite na frigideira, fazendo um molho só e deixe esquentar um pouco.
5. Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a frigideira. Sirva a seguir.

Mais uma vez: eu não gosto daquele carbonara molhado demais. Então eu deixei o molho secar e ficar grudadinho no espaguete antes de servir.

Foi suuuuuucesso!







Nenhum comentário:

Postar um comentário