terça-feira, 21 de abril de 2015

Divertida picanha invertida




Hoje eu abusei! Fazer esta picanha invertida custou sangue, suor e lágrimas. Mentira, custou só suor, mas muito.

Encontrei uma receita no TudoGostoso e fui seguindo por ela. A Tati, minha fiel secretária, localizou um video para ajudar também, mas foi difícil mesmo assim. 

O que importa é que ela foi aprovada, então segue a receita adaptada...

Ingredientes

- 1 picanha de 1.2 Kg
- 1 kg de sal grosso
- 200 g mussarela cortada em cubos

Modo de preparo

Imagine que a picanha é uma meia, e que veio colada. Você tem que fazer um corte por dentro dela para que consiga "desgrudar"as partes e virá-la do avesso, literalmente. O corte deve ficar a 1 ou 2cm da extremidade para não furar. 

Confesso que tentei de mil formas, mas só funcionou mesmo depois que deixei a capa de gordura mais fina, e depois que a picanha perdeu todo o gelo (ela estava no meu freezer no dia anterior). Ou seja, acho que teria sido mais fácil se tivesse comprado fresca. Calçar luvas também ajudou.

Depois de virá-la, recheie com a mussarela. Feche a extremidade aberta com vários palitos. Para facilitar retirar o palito depois de assada, encharque os palitos com água antes de usá-los.

Coloque 1/3 do sal grosso na assadeira, pouse a picanha por cima e depois jogue o resto do sal cobrindo a peça inteira. Calma! Quando ele for ao forno, ele vai ficar uma casca dura e será descartado.

Coloque no forno a 180 graus para assar com papel alumínio por 40 min. Tire o papel alumínio e deixe por mais 20 min.

Ao retirar da assadeira, descarte todo o sal que ficar por cima dela. Mastigar pedacinhos de sal grosso não é agradável. Fatie e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário