quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Bolo cremoso de milho! Ou seria um pudim??

Então, faz tempo, né? Andei sumida, ap estava em reforma, ganhei cozinha nova, e aí fiquei só usando a bichinha, sem querer parar para escrever. Fiz alguns cursos delícia, experimentei receitinhas novas, degustei vinhos mara, bati papo com amigos incríveis, mexi gostoso com o Moreth e não fui atrás de nenhum bloquinho no Carnaval. Enfim... fui feliz e agora estou aqui para registrar algumas receitinhas e compartilhar com aqueles que andam lambendo a tela do computador com as fotinhas que aparecem no Face. ;)

A novidade maior de todas é que em setembro passado eu descobri que sou intolerante a glúten. Alguma coisa já estava me empurrando para o mundo glutenfree desde 2014, mas alguns episódios de indigestão e de muito incômodo me fizeram desconfiar da intolerância e aí eu fiz o teste e pronto, sou intolerante mesmo. Então agora as receitas não levam nada que no pacote tenha escrito que contém glúten. De quebra, tenho optado por ingredientes mais saudáveis. Tenho pesquisado e aprendido muito.

Este bolo foi inspirado numa receita da Thermomix (conhece o robô de cozinha?) e eu adaptei para deixa-lo mais saudável e nutritivo. Se vc não tem o robô, vai precisar de uma balancinha e um liquidificador potente. A massa é bem líquida mesmo, não se assuste. O bolo fica quase um pudim. Delicioso para um cafezinho da tarde...



Ingredientes

1 lata de milho com a água (280g)
3 ovos
130g de fubá
50g de farinha de amêndoa (ou farinha de qq oleaginosa)
300g de açúcar demerara (triturado)
420g de leite de amêndoas
70g de manteiga ghee
1cs de fermento químico em pó

Modo de fazer

- Unte a forma com óleo ou manteiga e polvilhe fubá
- Aqueça o forno a 180 graus.
- Bata o milho com a água no liquidificador por 3 min. Observe que o bolo fica meio rústico com pedacinhos do milho. Acho que pode ser coado se quiser algo mais fino. Eu amei rústico mesmo.
- Adicione os outros ingredientes, exceto o fermento, e bata mais 3 min.
- Acrescente o fermento e bata mais um pouquinho.
- Despeje a massa na forma, leve ao forno e deixe lá por 45 min a 1 hora.

- Faça o café enquanto espera esfriar antes de desenformar J

Nenhum comentário:

Postar um comentário