segunda-feira, 27 de abril de 2015

Pizza funcional

Esta receita é daquelas que me deixam com a consciência um pouquinho mais leve. Ela tem farinhas especiais, não tem glúten, nem lactose. É incrível a sensação de saciedade que fica. 

O sabor é mais que aprovado aqui em casa. A escola pediu para o Cauê levar uma receita da família para a escola e ele escolheu esta pizza. Fiquei muito feliz! :) Tão feliz que resolvi postar a danada.

A receita foi postada pela blogueira Paula Martins no Insta Viver Sem Trigo. Fiz curso desta fofa aqui em Brasília (e da fofa nandap_carneiro) e virei fã.

Vamos lá!



Pré-fermentação

100g de água morna (tolerável ao toque)
5g de fermento biológico seco
1 colher chá de açúcar demerara

Dissolva o fermento e o demerara na água, deixe descansar até formar uma espuma, aproximadamente 10 min. Reserve.

Massa

2 ovos
30g de azeite
80g de batata doce cozida amassada
230g de farinha de arroz
170g de polvilho doce
15g de farinha de linhaça dourada
1 colher chá de sal

Misture os ingredientes secos. Bata ligeiramente os ovos, o azeite, e a batata. Adicione a espuma do fermento e incorpore ligeiramente. Aos poucos, vá adicionando as farinhas, incorporando com um garfo. Quando não der mais, coloque a mão na massa. Sove até a massa desgrudar totalmente das mãos. Não precisa deixar descansar. Abra sobre papel filme para facilitar colocar na assadeira. Faça furos na massa e leve para pré-assar já com um molho de tomate. Pré-asse por 20 min a 180 graus. Recheie e asse por mais 15 min. Rende duas pizzas de 30cm. Eu já congelei depois de pré-assar e ficou ótimo.

Os recheios preferidos aqui são portuguesa e calabresa (sadia defumada). Mas a imaginação é sua!



terça-feira, 21 de abril de 2015

Divertida picanha invertida




Hoje eu abusei! Fazer esta picanha invertida custou sangue, suor e lágrimas. Mentira, custou só suor, mas muito.

Encontrei uma receita no TudoGostoso e fui seguindo por ela. A Tati, minha fiel secretária, localizou um video para ajudar também, mas foi difícil mesmo assim. 

O que importa é que ela foi aprovada, então segue a receita adaptada...

Ingredientes

- 1 picanha de 1.2 Kg
- 1 kg de sal grosso
- 200 g mussarela cortada em cubos

Modo de preparo

Imagine que a picanha é uma meia, e que veio colada. Você tem que fazer um corte por dentro dela para que consiga "desgrudar"as partes e virá-la do avesso, literalmente. O corte deve ficar a 1 ou 2cm da extremidade para não furar. 

Confesso que tentei de mil formas, mas só funcionou mesmo depois que deixei a capa de gordura mais fina, e depois que a picanha perdeu todo o gelo (ela estava no meu freezer no dia anterior). Ou seja, acho que teria sido mais fácil se tivesse comprado fresca. Calçar luvas também ajudou.

Depois de virá-la, recheie com a mussarela. Feche a extremidade aberta com vários palitos. Para facilitar retirar o palito depois de assada, encharque os palitos com água antes de usá-los.

Coloque 1/3 do sal grosso na assadeira, pouse a picanha por cima e depois jogue o resto do sal cobrindo a peça inteira. Calma! Quando ele for ao forno, ele vai ficar uma casca dura e será descartado.

Coloque no forno a 180 graus para assar com papel alumínio por 40 min. Tire o papel alumínio e deixe por mais 20 min.

Ao retirar da assadeira, descarte todo o sal que ficar por cima dela. Mastigar pedacinhos de sal grosso não é agradável. Fatie e sirva imediatamente.

domingo, 19 de abril de 2015

Carbonara integral



Hoje decidi fazer uma massa pra agradar a família. Perguntei pro meu Edu qual molho queria, resposta veio rápida: carbonara. Já adianto que não gosto da versão muito molhada. Por isso, me inspirei na Rita Lobo, mas adaptei ao meu gosto.

Não sou e nem serei blogueira fit, não mesmo, mas adoro segui-las no Insta. Aprendo um monte e, à medida que diminui a ignorância, aumenta a culpa de comer certas coisas. Não a ponto de exclui-las da minha alimentação, mas o suficiente para tentar  fazer escolhas mais saudáveis. Por exemplo, farinha branca está cada dia mais rara por aqui. Me dá uma certa agonia cozinhar com ela. Por isso, a massa escolhida foi um espaguete integral.

Nesta categoria de ingredientes que dão agonia, entra o bacon também. Me dói o coração,  inclusive literalmente. Mas comprei um mais afrescalhado que tem pouquíssima gordura. Tive até que acrescentar um pouco de óleo para conseguir refogar a cebola na frigideira que fritei o bacon.

Bom, mas vamos parar o blá-blá-blá.


Ingredientes

400 g de espaguete integral
350 g de bacon Bonasa gourmet em cubinhos
6 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
2 colheres (chá) de pimenta vermelha seca
1 creme de leite fresco
4 ovos
100 g de queijo parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto



Preparo

1. Numa panela grande, coloque 4 litros de água e 1 colher (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem.
2. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Numa frigideira grande, leve os cubos de bacon ao fogo médio para dourar, mexendo sempre (cuidado para não queimá-los). Quando eles estiverem crocantes, acrescente a cebola, o alho e a pimenta vermelha e refogue, sem parar de mexer. Desligue o fogo e reserve.
3. Numa tijela, junte o creme de leite fresco, os ovos, o queijo parmesão, sal e pimenta-do-reino e bata com um garfo para misturar
4. Quando o macarrão estiver pronto, vire a mistura do creme de leite na frigideira, fazendo um molho só e deixe esquentar um pouco.
5. Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a frigideira. Sirva a seguir.

Mais uma vez: eu não gosto daquele carbonara molhado demais. Então eu deixei o molho secar e ficar grudadinho no espaguete antes de servir.

Foi suuuuuucesso!







O charme da cozinha baiana: Vatapá!




Nem só de culinária italiana e francesa vivem os melhores apreciadores da boa gastronomia. A descoberta, preservação e releitura dos regionalismos traz à boa mesa sabores incríveis. É essa a idéia de hoje!

Convide os amigos, coloque um bom vinho branco ou uma boa cerveja para gelar e mãos ao Vatapá!

Uma receita serve de 8 a 12 convidados, dependendo do fôlego dos comensais!

Ingredientes:

1kg de filé de peixe;
1kg de camarões grandes (para decoração do prato);
1kg de cebola;
1kg de tomate;
500g de pimentões (de preferência um de cada cor);
300g de castanha de cajú torrada;
300 ml de leite de coco;
300 ml de azeite de dendê;
1 maço de coentro;
1 raiz pequena de gengibre;
sal e pimenta à gosto;

Modo de preparo:

Aqueça o azeite de dendê em uma panela grande. Acrescente o peixe e os demais ingredientes exceto o leite de coco. Refogue todo juntos por 10 minutos. Acrescente o leite de coco e refogue por mais 10 minutos ou até que os ingredientes estejam bem cozidos (o tempo de cozimento pode variar dependendo da potência do seu fogão). Após, bata todos eles no liquidificador, pouco a pouco, e transfira para uma outra panela. Quando todos os ingredientes tiverem sido batidos e transferidos de panela corrija o sal e a pimenta à gosto.

Sirva com arroz branco. Opcionalmente você pode assar um peixe ao forno enquanto prepara o vatapá. Eu costumo servir um tambaqui assado com crosta de ervas. Veja a receita no salmão com ervas aqui no blog! 

Bon apetite, meu rei! : ))

Edu Moreth.




Penne tricolor.



Tem dia que bate a vontade de comer um macarrãozinho fácil e rápido, não é? Você levaria 10 minutos para fazer um "miojo" (até esquentar a água, cozinhar o macarrão, temperar e servir); que tal levar 15 minutos e fazer um charmoso penne tricolor?

Ingredientes:
200g de penne tricolor;
200 ml de leite;
200g de massa de queijo para fondue;
Especiarias a gosto (usei tempeiro para kebab e açafrão).

Modo de preparo:
Em uma caçarola coloque água para ferver. Depois de iniciada a fervura acrescente um pouco de sal, um fio de óleo e o penne.

Em outra panela coloque o leite para aquecer junto com a massa pronta de queijo para fondue e as especiarias de sua preferência. Mexa lentamente até incorporar todo o queijo ao leite.

Após 10 minutos experimente a massa e escorra quando estiver 'al dente' ou no ponto que você preferir. Sirva os pratos e acrescente o molho por cima.
Rendimento: 2 porções.

Muito mais elegante que um macarrão instantâneo, não?

Bon apetit!! ;)

Edu Moreth.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Salmão creole.



Vamos começar a semana mexendo gostoso? 

Para quem gosta de salmão uma forma simples de fazer é a frigideira creole. Receita para duas pessoas.

Tempo de preparo: 15 minutos.
Dificuldade: fácil.

Ingredientes:

400g de salmão (2 filés de 200g);
06 tomates italianos em cubos;
100g de aspargos frescos;
100g de shitake fresco;
02 dentes de alho;
1/2 cebola;
01 pimenta de cheiro;
Sal, azeite, coentro (ou putra erva) e limão a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela de fundo grosso aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola e a pimenta de cheiro picados. Acrescente o tomate e um pouco de sal, mexa, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente o shitake e aspargos, corrija o sal e cozinhe por mais 5 minutos no fogo médio. 

Enquanto isso grelhe o salmão temperado com flor de sal e limão até antes do ponto, ou ao ponto para mal. Na dúvida faça um corte vertical no peixe e verifique o centro. (Dica: o salmão deve ser servido no máximo ao ponto, pois resseca muito fácil).

Sirva o salmão sobre a cama de vegetais acompanhado por arroz branco ou mini batatas assadas com alecrim.

Para harmonizar: vinho branco de corpo médio ou cerveja de corpo leve/médio e cachaça de corpo leve/médio branca (jequitibá ou amendoim) ou amarela (amburana ou castanheira em tostas leves).

Voilá! Enjoy!! 






domingo, 1 de fevereiro de 2015

Spaguetti ao molho de camarão com nozes

Domingo de sol: piscina delícia ou lancha com meu "sócio de blog"? Nenhum! Bora trabalhar mesmo... Mas para ter pelo menos uns minutinhos de diversão, resolvi fazer um almocinho rápido.


Creme de nozes

- 100 g de nozes
- água quente para cobrir
- um tanto de curry
- um pouco de cominho
- um pouco de erva-doce
- um pouco de noz-moscada
- um pouco de alho desidratado
- um pouco de cebola desidratada
- um pouco de sal
- um pouco de pimenta do reino moída na hora

Triture as nozes no liquidificador (ou processador). Aqueça a água e coloque no liquidificador mesmo até cobrir as nozes. Deixe tampado por meia hora. Volte o copo do liquidificador para a base e acrescente todos os temperos. Bata tudo de novo e experimente pra ver se a quantidade de tempero está boa. Reserve.

Massa

- 200g de spaghetti Barila num. 5 (100g pra cada pessoa)
- 2l de água
- pitada de sal
- azeite

Cozinhe a massa e reserve.

Molho de camarão

- 4 dentes de alho picados
- 2 talos de salsão picados
- 1 alho poró fatiado
- 400 g de camarão sem cabeça sem casca
- 50 ml de vinho branco
- meia lata de tomate pelatti
- um pouco de curry
- sal e pimenta do reino

Prepare os temperos e coloque numa frigideira grande para refogar na seguinte ordem: salsão, alho, alho-poró. Acrescente o camarão e deixe refogar. Quando estiver transparente, acrescente o vinho e deixe evaporar o álcool. Acrescente o tomate e deixe refogar mais um pouco. Por último, junte o creme de nozes.

Mas por que o creme de nozes? Quando a massa está acompanhada de frutos do mar, eu sinto falta de um creme. O usual seria usar creme de leite, mas acho que um creme feito com nozes, amêndoas ou castanhas é um bocado mais saudável.

E assim ficou... Delícia!!!